Hoje você saberá como montar uma empresa de envelopamento de geladeira. Atualmente esse é um dos negócios de maior potencial no mercado e você entenderá logo a seguir o porquê.
Com a recente crise econômica que se instalou aqui no Brasil, a maioria das pessoas não pensam em trocar tão cedo os móveis e eletrodomésticos da casa. Uma ótima opção para renovar a geladeira, por exemplo é o envelopamento.
Envelopar é um investimento relativamente mais baixo para o consumidor. Além disso, tem a capacidade de transformar o aparelho de maneira incrível, traz uma aparência nova e impecável. O resultado é satisfatório e a demanda é muito grande.
Então tem dúvidas de que é um negócio lucrativo? Continue acompanhando esse artigo para saber como montar uma empresa de envelopamento de geladeira!
Quais as vantagens do envelopamento para o consumidor?
Sabia que o método de envelopamento de eletrodomésticos e móveis começou lá nos Estados Unidos? A princípio o envelopamento surgiu como uma maneira de dar cara nova aos automóveis.
Com o tempo, surgiram novas necessidades e esse projeto de inovação conquistou muitas pessoas. O visual se parece muito com uma pintura vinílica, mas o envelopamento consiste em uma aplicação de adesivo resistente.
As vantagens para os clientes são várias, além de ser uma maneira super prática de renovar o ambiente da casa é ainda econômico. Inclusive, as cores são as mais variadas possíveis com uma cartela que varia entre cores vibrantes, estampas, texturas, foscos e muito mais.
Outra grande vantagem que o consumidor leva na bagagem é a alta durabilidade. Assim, o cliente poderá limpar a geladeira tranquilamente, pois, o material é impermeável. Se houver um cuidado a mais, dura por muitos anos e para ser exato, dura mais de 7 anos.
Além disso, é um item que torna o ambiente mais agradável, moderno e agrega beleza ao eletrodoméstico ou móvel. Por sua vez, é uma vantagem extrema ao consumidor e significa grande demanda para quem está se perguntando como montar uma empresa de envelopamento de geladeira.
Como montar uma empresa de envelopamento de geladeira?
Antes de mais nada, é preciso conhecer o mercado e saber quais são seus potenciais clientes. Tenha esse primeiro passo como uma etapa de planejamento, onde você irá analisar e selecionar as oportunidades.
Hoje é possível aplicar a técnica de envelopamento em móveis, automóveis, eletrodomésticos, pisos e até nas paredes, ou seja, um serviço completo. É interessante que você analise quais as melhores oportunidades irão te ajudar a alcançar seus maiores objetivos de negócio.
Após já ter em mãos um plano de negócio, siga rigorosamente esse passo a passo de como montar uma empresa de envelopamento de geladeira:
1 – Investimento inicial
Para começar a tirar tudo do planejamento, você precisará de um investimento para dar o pontapé inicial. Assim, você precisará investir em materiais e insumos para dar conta da demanda total. Serão necessários os seguintes materiais:
- Mostruário de cores e texturas variadas disponíveis;
- Espátulas;
- Estiletes;
- Tesouras;
- Removedor de adesivos;
- Cinturão para carregar utensílios;
- Trena métrica ou régua metálica para precisão;
- Armários com repartições para acomodar as ferramentas e películas adesivas;
- Uniformes para passar uma imagem positiva aos clientes.
É um investimento relativamente baixo quando comparamos com outros modelos de negócio. Mas a partir desse direcionamento é possível ter uma base de investimento inicial em equipamentos.
2 – Modalidade de prestação de serviços
Nessa etapa você precisará definir se irá especializar sua empresa em serviços à domicílio ou empresa fixa. Caso opte por serviços à domicílio, lembre-se que terá custos variáveis com locomoção, automóvel personalizado, manutenção do veículo e combustíveis.
Essa escolha será um fator decisivo para o futuro do seu negócio, portanto, escolha com cuidado. A maioria das pessoas optam por fazer o serviço à domicílio. Nesse caso, vale a pena analisar e ajustar o valor do seu serviço para obter um retorno lucrativo.
3 – Legalize o seu negócio
O próximo passo para montar sua empresa de envelopamento de geladeira é legalizar o seu negócio. Caso você opte por começar um pequeno negócio, minha indicação é optar pelo regime tributário MEI.
Com disso, você já estará legalizado com a Receita Federal para pagar os devidos tributos e poderá dar andamento no seu negócio sem preocupação. Não é necessário ter contador e você pode ter até 1 colaborador para te ajudar.
Esse é um sistema de tributação mais simplificado, mas ainda exige um alvará provisório, caso opte por montar um negócio físico.
4 – Venda o seu negócio
Agora que você já sabe como montar uma empresa de envelopamento de geladeira, precisa começar a pensar com como irá vender o seu negócio. Uma das ideias que mais atrai atenção dos consumidores é, sem dúvidas, as redes sociais.
Por meio dessa ferramenta, você poderá divulgar as fotos do seu serviço pronto. Além disso, pode mostrar as novidades, solucionar dúvidas, agendar pedidos e muito mais. Aproveite para fazer promoções e atrair muitos clientes interessados.
5 – Faça parcerias de sucesso
Que tal fazer parcerias com algumas gráficas da cidade e lojas de departamentos? Uma excelente ideia para divulgar o seu trabalho. Fazer parcerias é uma forma de fazer com que seu negócio cresça sucessivamente.
Quem quer que esteja interessado em seus serviços, ficará ainda mais motivado quando uma loja conceituada da cidade te recomendar. Pense nisso!
6 – Faça cursos complementares
Não pare de aprender nunca é a minha última dica. Você pode fazer cursos de especialização em envelopamento de geladeiras. Isso te deixará mais preparado, além de conhecer as melhores técnicas para aumentar a produtividade e lucros.
Faça também um curso de design. Assim, você poderá desenvolver e criar novas estampas a gosto do cliente. Faça uma pesquisa e elabore estampas personalizadas que o cliente não encontra facilmente no mercado. Uma tática que funciona.
Essas foram minhas melhores dicas de como montar uma empresa de envelopamento de geladeira. Siga esse passo a passo e tenho certeza que você será bem-sucedido nessa nova caminhada. Bons negócios!