Como saber se o motor da geladeira queimou?

Como saber se o motor da geladeira queimou? Quando sua geladeira para de funcionar e você não nota os barulhos típicos de funcionamento do motor, é provável que o mesmo tenha queimado.

Contudo, antes de decretar o problema no motor, é preciso avaliar se o fato da geladeira não funcionar pode estar relacionado com outras causas, como:

  • Vazamento de gás: a presença de vazamento de gás é uma das causas da refrigeração ineficiente. Para resolver o problema, é necessário identificar o ponto de vazamento e, após isso, repor o gás perdido;
  • Desgaste na borracha da porta: a borracha da porta das geladeiras é responsável por fazer a vedação correta, o que permite a refrigeração, pois impede que o ar exterior entre na geladeira. Com o tempo, a borracha pode ficar ressequida e descolar, sendo necessária a sua troca;
  • Termostato: o termostato é responsável pelo ajuste de temperatura do refrigerador. Se a sua geladeira não está resfriando adequadamente ou congelando os alimentos fora do congelador, pode ser que o termostato esteja em uma inadequado ou até mesmo tenha quebrado;
  • Relé: o relé é um interruptor eletromecânico que quando queima faz com que a geladeira não ligue.

Vale a pena trocar o motor da geladeira? Ou é melhor comprar uma nova?

Como saber se o motor da geladeira queimou?

Quando a geladeira para de funcionar é um transtorno, já que trata-se de um eletrodoméstico essencial para a conservação dos alimentos. Por isso, é essencial ficar atento aos sinais de má funcionamento de seu refrigerador.

Se a sua geladeira não está mais na garantia do fornecedor e for constatado que o motor está queimado, é preciso avaliar com cautela se vale a pena investir no conserto.

Por o motor ser a peça mais importante do refrigerador, muitos técnicos recomendam que o consumidor compre um refrigerador novo.

Entretanto, para saber se vale a pena a troca é necessário levar em consideração diversos fatores, como o tempo de uso do eletrodoméstico, o estado de conservação das outras peças, modelo e marca do refrigerador.

Em relação a valores, o recomendado é que o conserto nunca passe de 30% do valor de um eletrodoméstico novo. Vale ressaltar que além da compra de um motor novo, você também terá que pagar pela mão de obra de um técnico em refrigeração. Caso o valor total ultrapasse o percentual de 30%, o mais recomendado é optar pela compra de uma geladeira nova.

Levando em conta todos esses fatores, o mais recomendado é pedir a avaliação e um orçamento para um técnico de sua confiança e avaliar se vale a pena a troca do motor. Em paralelo a isso, também faça uma cotação de preços de refrigeradores novos para fazer um comparativo.

Considerações finais

A forma mais simples de como saber se o motor da geladeira queimou é avaliar se quando o refrigerador está ligado na tomada o mesmo faz barulho típico de motor. Vale lembrar, que o motor está localizado atrás da geladeira, na parte inferior do eletrodoméstico.

Se isso estiver ocorrendo com seu refrigerador, não tente consertar por conta própria. Busque auxílio de uma assistência técnica autorizada.