Geladeira estalando e desligando: o que será?

Geladeira estalando e desligando, o que será? Quando a geladeira estala (barulho de clique) e desliga é provável que o compressor esteja aquecido em excesso e por isso desliga automaticamente como forma de segurança.

O compressor possui um botão que liga e desliga para que não haja esse superaquecimento. O problema pode ser também que este botão esteja quebrado.

Os estalos na geladeira também podem ser por causas mais simples como deslocamento de gelo. Isso ocorre frequentemente em aparelhos que possuem a função de auto descongelamento, como as frost free.

O estalo também pode ser ocasionado por dilatações normais do aparelho, principalmente após fechar a porta, que é o quando o interior entra em contato com o ar do exterior em uma temperatura maior.

Qual a função do compressor

O compressor é a parte da geladeira que trabalha em alta rotação visando um maior desempenho e maior consumo de energia.

O compressor é responsável pelo processo de refrigeração da geladeira. O resfriamento ocorre quando o fluido refrigerante (gás), que está armazenado em alta pressão, se movimenta por tubos.

Esse movimento ocorre porque o compressor impulsiona o fluido e faz com que seja possível a passagem num estreitamento da tubulação. Com a temperatura mais baixa, o gás vai circular em uma serpentina no interior da câmara do congelador e descerá para a câmera principal, favorecendo para que haja a troca de calor e haja o resfriamento.

O que fazer para a geladeira parar de estalar

Geladeira estalando e desligando, o que será?

Você pode testar algumas ações simples para avaliar se a geladeira para de estalar como:

Desencostar o refrigerador da parede. 

O ideal é deixar cerca de 15 cm de folga de cada lado da geladeira das paredes. Esta é a recomendação dos fabricantes, pois deixar encostada às superfícies pode contribuir para o superaquecimento do compressor, já que o ar circula de forma precária em um ambiente abafado.

Nivele a geladeira

O motor de um refrigerador funciona em alta velocidade. Desse modo, se as bases do eletrodoméstico não estiverem bem apoiadas pode causar vibrações que geram barulho.

Assim, confira se há alguma parte em falso no refrigerador, ajuste e, se for necessário, coloque um calço para conseguir a estabilidade.

Não deixe nada encostado na geladeira

Pode ser que o estalo que você esteja ouvindo não seja necessariamente da geladeira, mas dos aparelhos que estão encostados nelas que vibram com o funcionamento do motor.

Se mesmo após fazer tudo isso não mudar a condição de geladeira estalando e desligando, o recomendável é pedir a avaliação de uma assistência técnica especializada para o diagnóstico preciso.

Vale ressaltar que uma geladeira que funciona de forma inadequada contribui para o alto consumo de energia, pois faz com que o compressor e motor trabalhem mais. Além disso, há prejuízos em relação à má conservação de alimentos, que além de financeiros ainda podem ser causa de malefícios à saúde. Portanto, recomendamos sempre que o consumidor fique atento aos sinais de seus eletrodomésticos e também os submeta a uma análise periódica com um técnico de confiança que pode identificar o problema antes que o mesmo se expanda e atinja outros componentes.