Geladeira frost free gasta muita energia? Em comparação aos outros modelos, a geladeira frost free gasta sim mais energia. O consumo médio costuma ser mais de 55 kWh por mês.
Em relação a uma geladeira sem a tecnologia frost free, o gasto é mais que o dobro, já que a média de consumo de uma geladeira simples de uma porta é de em torno 25,2 kWh.
Por ser um eletrodoméstico que deve ficar ligado 24 horas por dia, a geladeira é um dos principais fatores de preocupação em relação à conta no final do mês.
Por isso, para que haja economia, o recomendado é que os consumidores analisem o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) que vem junto ao eletrodoméstico. Nele, há a classificação em relação ao consumo de energia, indo de A a E, sendo o A o mais econômico e o E o menos econômico. Assim, ao comprar um refrigerador, sempre opte por aquele que tenha a classificação A no selo do PROCEL.
Como funciona a geladeira frost free
Atualmente, a geladeira da frost free é uma das mais procuradas do mercado. Este modelo possui uma tecnologia que não permite que haja a formação de gelo dentro do congelador. Dessa forma, não é preciso fazer o degelo, pois o mesmo é feito de forma automática.
Em relação ao modelo tradicional, que o consumidor precisa fazer o degelo, apesar de consumir mais energia, como falamos acima, os alimentos são resfriados mais rapidamente e de forma uniforme
O ar interno da geladeira frost free é renovado de forma constante, o que contribui para que a temperatura fique mais homogênea, além de evitar os maus odores.
Atualmente, a tecnologia frost free é a mais moderna, estando presente em grande parte dos refrigeradores duplex. Também estão na preferência dos consumidores por conta de ser mais prática.
Outros tipos de geladeira disponíveis
Além do modelo frost free, que o degelo é feito automaticamente, o consumidor pode encontrar no mercado as tecnologias:
- Cycle defrost: o descongelamento deve ser feito cerca de duas vezes ao ano, pois o gelo se forma mais alimentos. O resfriamento dos alimentos ocorre por conta de um sistema interno de ventilação constante. São mais econômicas, já que combinam o degelo seco no refrigerador e o manual, no freezer. O preço também é mais acessível;
- Degelo seco: o gelo é formado no congelador, mas o processo de degelo ocorre de forma automática. É preciso apertar um botão para que o degelo inicie. Neste momento, o compressor desliga e só é religado ao final do descongelamento. A água do degelo fica acumulada em uma bandeja e é aquecida até evaporar;
- Degelo manual: é a tecnologia mais antiga em que o acúmulo de gelo ocorre rapidamente e, por isso, exige que o consumidor faça o descongelamento com maior frequência. Caso o descongelamento não seja feito, o funcionamento do refrigerador é comprometido, o que incide no maior consumo de energia.
Consideraçoes Finais
A geladeira frost free gasta muita energia, contudo, o consumidor deve levar em consideração seu estilo de vida e necessidades na hora de escolher um refrigerador novo. O consumo maior de energia pode, por exemplo, ser compensado pela praticidade e o resfriamento mais rápido dos alimentos. Assim, pesquise sobre as vantagens e desvantagens dos modelos para tomar a melhor decisão de compra.