Geladeira liga mas não gela, o que pode ser? Pode ser várias coisas, como vazamento de gás, problemas no motor, obstrução em algum componente ou até mesmo problema na borracha.
Se a sua geladeira parou de gelar, mesmo estando ligada, é preciso que você chame um especialista para fazer a avaliação. A seguir, confira as principais causas da geladeira parar de funcionar:
1. Vazamento de gás
Os refrigeradores possuem uma substância, que é o fluido refrigerante, que é o responsável por fazer com que os alimentos fiquem conservados.
Se houver algum problema na mangueira que transporta esse fluido, como um furo ou entupimento, há o vazamento de gás.
O conserto deve ser feito por um técnico capacitado que vai identificar o ponto de vazamento e fazer a soldagem/ obstrução.
Para evitar causar vazamento de gás no seu refrigerador, não use objetos pontiagudos para retirar o gelo, pois podem ocasionar danos aos componentes do refrigerador.
2. Borracha frouxa ou ressecada
A borracha que fica na porta da geladeira é responsável por vedar a porta e fazer com que haja a refrigeração efetiva.
Com o tempo, é comum que a borracha comece a ressecar e afrouxar, o que faz com que o fechamento ideal fique comprometido.
Nesses casos, o problema é simples e barato de resolver, pois basta fazer a troca da borracha por uma nova.
3. Defeito no termostato
O termostato é a peça que faz a regulagem de temperatura do refrigerador. Se essa peça quebrar e o motor continuar funcionando, uma das consequências é a geladeira parar de gelar ou fazer gelo em excesso. Há casos também em que a geladeira para de ligar.
O técnico deve avaliar o problema para fazer a substituição da peça com defeito.
4. Motor com problema
Se a sua geladeira parou de gelar por estar ligando e desligando muitas vezes, mesmo quando ligada na tomada, o problema pode ser no motor.
O motor é um dos componentes mais complexos de um refrigerador, o que dificulta e encarece o reparo.
O técnico deve fazer a avaliação para lhe dizer se vale mais a pena o conserto ou se é mais viável fazer a troca do refrigerador.
5. Falha nos componentes elétricos
Em modelos frost free, quando o refrigerador para de gelar é provável que esteja havendo falha nos componentes eletrônicos.
Isso ocorre, pois as geladeiras frost free possuem um quadro eletrônico mais complexo e tecnológico que os convencionais. Assim, qualquer problema nas peças e fios comprometem o bom funcionamento do refrigerador.
Por ser um sistema complexo, o técnico pode demorar a encontrar o problema, que pode requerer o reparo ou até mesmo a substituição de peças.
Considerações finais
Quando a geladeira liga mas não gela, podem ser vários problemas, desde os mais simples, como a borracha da porta frouxa até mais complexas como problema no motor.
Para aumentar a vida útil de sua geladeira, a mantenha sempre limpa e sem gelo em excesso, pois quando há o acúmulo de gelo pode haver o entupimento da mangueira do refrigerador, o que também causa problemas na refrigeração em modelos convencionais (que não são frost free). Cuide bem do seu refrigerador e ao notar qualquer problema consulte um técnico qualificado para um diagnóstico preciso.