Geladeira no máximo ou no mínimo? O que é melhor?

Geladeira no máximo ou no mínimo? O que é melhor? Depende do clima, quantidade de coisas na geladeira, frequência de uso e outros fatores.

Quando deixar a geladeira no mínimo?

A geladeira deve ficar no mínimo, por exemplo, em casos que você e sua família estão viajando. Isso porque, a porta não vai ser aberta e não haverá troca de calor com o ambiente externo.

Em casos de viagens, é comum também que fique pouca coisa no interior da geladeira.

Se você passar o dia fora de casa e a porta da geladeira não vai ser aberta durante boa parte do tempo, a temperatura também pode ficar no mínimo, caso não haja muitos itens no interior de seu refrigerador.

Outro caso é que você pode deixar o termostato de sua geladeira no mínimo é quando o tempo está mais frio e chuvoso, já que o motor precisará trabalhar menos para atingir a temperatura ideal de conservação. 

Geladeira no máximo ou no mínimo.

Quando deixar a geladeira no máximo

O recomendado para o ajuste no máximo da geladeira é quando há muitos itens em seu interior. O termostato no máximo vai fazer com que a conservação seja mais eficiente, já que com mais coisas, maior será o tempo para que haja o equilíbrio de temperatura.

Se a geladeira é aberta com bastante frequência, também é indicado que o ajuste fique no máximo, já que cada vez que o refrigerador é aberto há trocas de calor com o meio externo, o que faz com que o motor tenha que trabalhar para retornar ao equilíbrio ideal para a conservação.

Do mesmo modo, em dias de verão, quando as temperaturas são maiores, o termostato também deve ser ajustado no máximo.

Dicas para o uso de sua geladeira

A seguir, preparamos algumas dicas para você otimizar o uso de sua geladeira e a conservação dos alimentos. Confira:

  1. A porta da geladeira é o local que mais sofre variação de temperatura. Por isso, evite colocar elementos que possam estragar com maior facilidade;
  2. Alimentos que estragam mais fácil, como queijos e leites devem ficar na parte superior do refrigerador;
  3. Descongele a geladeira a cada quatro meses ou quando notar que há muito gelo. Não use água quente ou objetos perfurantes para retirar o gelo. O ideal é que tudo derreta por si só, tirando da tomada o refrigerador. O mesmo não se aplica aos refrigeradores com a tecnologia frost free, pois estes possuem o degelo automático;
  4. Limpe o refrigerador frequentemente usando um pano úmido e uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Isso é importante para que não fiquem restos de alimento que possam causar mofo. O bicarbonato também ajuda na neutralização de cheiros;
  5. Quando fizer compras, lave o que for colocar na geladeira. Isso é importante para não levar microorganismos para o interior do refrigerador;
  6. Não armazene alimentos quentes no interior da geladeira, pois vai haver desequilíbrio na temperatura e o motor vai precisar trabalhar mais para que todos os alimentos fiquem na mesma temperatura, o que, consequentemente, aumenta o consumo de energia elétrica.

Sabendo que a resposta para a pergunta “geladeira no máximo ou no mínimo?” vai depender do contexto que seu refrigerador está inserido, certamente essas dicas vão lhe ajudar a ter uma conservação mais eficiente dos alimentos com um gasto menor de energia.