Geladeira pode ficar desligada?

Você também está com dúvidas se a geladeira pode ficar desligada? Saiba que você não é o único. Diante da crise econômica, ter cuidado com o uso frequente de aparelhos eletroeletrônicos é unanimidade.

Além disso, algumas pessoas preferem desligar a geladeira para acelerar o degelo. Geladeiras mais antigas vêm com sua própria programação de degelo, mas é um processo demorado, fazendo com que as pessoas desliguem.

Principalmente quando vamos fazer a higienização da geladeira, ela precisa ser desligada para evitar riscos. Mas qual o tempo ideal que a geladeira pode ficar desligada? Sabia que há um tempo certo para religar sua geladeira após desligá-la?

Essas e outras dúvidas pretendo solucionar para você neste artigo. Se quer saber de uma vez por todas se a geladeira pode ficar desligada, vem comigo!

Geladeira pode ficar desligada por muito tempo?

Certamente você já ouviu falar que se deixar a geladeira desligada por muito tempo ela acabará estragando. Mas será que é verdade?

Na realidade, não estraga a geladeira. O que pode ocorrer quando uma geladeira fica desligada por muito tempo é a decantação e solidificação do óleo, que acaba travando o motor. Mas isso se a geladeira ficar desligada por longas horas.

É comum acontecer isso com quem deixa a geladeira desligada por anos, seja qual for o motivo. A resposta para esse travamento de motor está no entupimento do tubo capilar, que é por onde passa o gás responsável pela refrigeração.

Se a geladeira fica em inatividade, o óleo do motor acaba ressecando e forçando a geladeira a trabalhar praticamente a seco. Quando o gás começa a circular entope o tubo capilar, prejudicando o processo de refrigeração e dificultando que seu refrigerador resfrie.

Resultado? A geladeira pode começar a desligar sozinha por conta do esforço e acabar estragando os alimentos, já que não há refrigeração suficiente. Para resolver esse problema, o tubo capilar precisa ser desentupido. Uma ajuda de um técnico especializado é essencial.

 Quanto tempo é necessário para religar a geladeira?

Ouvi dizer por aí que após desligada, a geladeira pode ser religada a qualquer momento e isso não é verdade. Vamos supor que você irá desligar a geladeira para fazer a higienização e leve apenas alguns minutos, não é indicado que você religue a geladeira após a finalização da limpeza.

Isso porque o tempo mínimo após o desligamento é de 2 horas de descanso. Acontece que esse é o tempo necessário para que o óleo e o gás voltem para seus lugares. Ligar imediatamente após um desligamento brusco pode causar problemas no funcionamento, inclusive, gerar travamento do motor.

A mesma coisa acontece se uma geladeira precisou ser transportada para algum lugar na posição horizontal. O óleo do motor pode subir para outras partes do sistema e se você ligar imediatamente pode causar problemas de funcionamento.

O ideal, nesse caso, é aguardar de 3 a 4 horas para religá-la. Esse é o tempo que o óleo leva para voltar ao seu devido lugar.

Há problemas em deixar a geladeira FrostFree desligada?

geladeira pode ficar desligada

Na verdade, as geladeiras com sistema FrostFree não precisam ser desligadas, já que elas promovem o degelo automático. O processo de funcionamento desses modelos é totalmente diferente das geladeiras comuns. Portanto não há problemas em deixá-la desligada, depende também do tempo, como eu já mencionei.

Geladeira desligada economiza energia?

Está aí uma questão que divide opiniões. Enquanto muitos acham que é uma grande economia, especialistas e técnicos não acreditam muito nessa hipótese. Já percebeu que as geladeiras sempre ligam e desligam o motor de vez em quando? Percebeu que quando ela liga novamente, a luz da casa pisca ou fica um pouco mais fraca?

Isso acontece porque a geladeira está puxando mais energia para se resfriar novamente. Se a geladeira ficou muito tempo desligada e ocorreu o degelo, ela precisará de mais tempo para se resfriar, ou seja, mais energia. O resultado disso é um gasto maior de energia elétrica, além de prejudicar o motor com o esforço.

Concluindo, a geladeira pode ficar desligada?

Resumindo, geladeira pode ficar desligada? Depende do tempo e da frequência que você deixa a geladeira desligada. Caso haja uma necessidade em que você precise viajar, pode deixar a geladeira desligada, sem nenhum alimento dentro e com as portas semiabertas.

Isso evitará mal cheiro, mofo e proliferação de bactérias no interior de sua geladeira. Mas se você costuma desligá-la com muita frequência, pode ser que em algum momento o motor trave.

Todo equipamento eletrônico corre o risco de parar de funcionar quando ficam inativos por um longo período e a geladeira não é diferente. Dessa forma, fique atento a essas dicas que te passei e aumente a durabilidade do seu eletrodoméstico.

Um comentário

  1. Quero me mudar para a casa da minha mãe e guardar minha geladeira posso deixar ela Desligada por um ano …ligandua de vez em quanto …

Os comentários estão fechados.