Geladeira pode ficar perto do fogão? Não é recomendado, pois o calor do fogão faz com que o motor da geladeira tenha que trabalhar mais para deixar a temperatura baixa no interior do refrigerador, o que pode influenciar em até 20% no aumento do consumo de energia.
Vale ressaltar que a geladeira já é um dos eletrodomésticos que mais consome energia elétrica e escolher deixá-la próxima ao fogão, forno elétrico, estufa, air fryer e demais equipamentos que funcionam à base de altas temperaturas vai fazer com que esse gasto seja muito maior. Além do que, trabalhar de forma sobrecarregada pode diminuir a vida útil do refrigerador.
Portanto, o mais indicado é deixar sua geladeira em um local arejado e em uma distância que seja entre 1,2 a 2,7 metros do fogão.
E se o espaço for pouco: o que fazer?
Se a sua cozinha for pequena e você não conseguir distanciar o fogão e a geladeira de forma adequada, o recomendado é usar um móvel, que pode ser uma mesa, por exemplo, para afastar os eletrodomésticos.
Sempre organize o espaço de modo que o fogão e a geladeira fiquem opostos e o mais longe possível.
Outros cuidados para economizar energia na cozinha
Além de manter o distanciamento da geladeira de fontes de calor, há outros pontos a se considerar para diminuir o consumo de energia e também fazer com que o seu eletrodoméstico dure mais. São eles:
- Observe sempre a borracha das geladeiras e freezers, pois conforme o tempo passa, ela pode ressecar e descolar, o que prejudica a vedação e faz com que a troca de calor com o exterior seja mais intensa. Dessa forma, para suprir essa interferência externa, o motor trabalha mais e o consumo de energia é maior;
- Sempre opte por comprar eletrodomésticos com o selo A para o consumo de energia, pois além de ter um gasto inferior também possuem um menor impacto ambiental em relação à emissão de gases poluentes;
- Não armazene na geladeira alimentos ainda quente. A alta temperatura muda o ciclo de resfriamento e faz com que o motor tenha que funcionar com maior potência para equilibrar a temperatura e deixar de acordo com a que foi definida no termostato;
- Evite abrir a geladeira várias vezes ou deixá-la aberto por muito tempo, para que não haja troca intensa de calor com o meio externo;
- Não coloque plásticos ou panos nas prateleiras para que não haja obstrução das correntes de resfriamento;
- Faça o degelo periodicamente do seu refrigerador, pois o excesso de gelo também contribui para que o motor fique sobrecarregado e gaste mais energia.
Considerações finais
A resposta para a pergunta “Geladeira pode ficar perto do fogão?” é que “Não”, pois além de gastar mais energia para manter os alimentos conservados, em médio e longo prazo, interfere na vida útil do refrigerador, ou seja, a sobrecarga do motor pode fazer com que a geladeira dê defeito e tenha que ser substituída. Por isso, o mais indicado é manter os refrigeradores o mais longe possível de fontes de calor.