Geladeira queimada tem conserto?

Geladeira queimada tem conserto? Sim. Contudo, é preciso avaliar se vale a pena, já que, na grande maioria dos casos, geladeira queimada é sinônimo de conserto ou troca do motor, que é considerado a principal e mais complexa peça do funcionamento de um refrigerador.

O primeiro sinal que a geladeira queimou é quando o eletrodoméstico para de gelar, o que faz com que não haja a conservação adequada dos alimentos. Nesses casos, a luz no interior da geladeira se acende quando a porta é aberta, mas não há nenhum sinal de que o motor esteja funcionando. Se o motor queimou, o conserto é considerado mais difícil e consequentemente mais caro.

Antes de atestar se o motor realmente queimou, o técnico vai verificar outros componentes que também quando deixam de funcionar prejudicam a refrigeração, como o termostato, relé, a borracha da porta e o circuito de gás

Normalmente essa checagem é só para afastar qualquer outra possibilidade, já que nota-se que o motor queimou quando não se ouve os barulhos típicos de que essa peça está funcionando.

Quanto custa para consertar uma geladeira queimada?

Se o motor queimou, o técnico vai identificar se é possível fazer o conserto de algum componente que está comprometendo o funcionamento ou se será preciso fazer a troca. O valor desse tipo de serviço de conserto é de a partir de R $550,00. Entretanto, se precisar fazer a troca por um outro o serviço fica mais caro.

O que levar em consideração na hora de consertar uma geladeira?

Geladeira queimada tem conserto?

A principal dúvida dos consumidores na hora de consertar uma geladeira, ainda mais quando é problema no motor e/ ou compressor, que são peças essenciais para o funcionamento da geladeira. Vale ressaltar que ambos ficam na mesma carcaça.

Na hora de mandar a sua geladeira para o conserto, é preciso fazer uma avaliação  em relação ao custo benefício em relação a compra de uma geladeira nova.

Além disso, é preciso considerar o modelo e o tempo de uso do eletrodoméstico e a avaliação geral de outras peças.

Se a geladeira já tiver mais de 5 anos, é provável que valha mais a pena comprar uma nova, pois o valor do conserto poderá não compensar se a geladeira voltar a ter problemas em breve.

Considerações finais

A resposta para a pergunta “Geladeira queimada tem conserto?” é que sim, tem conserto. Contudo, é preciso avaliar se este conserto vale a pena ou se não é melhor comprar um eletrodoméstico novo. 

Se você optar pelo conserto, esclareça com a assistência técnica responsável se haverá garantia caso a geladeira volte a dar problema.

Contudo, é sempre uma opção pesquisar modelos novos ou até semi-novos e perfeito funcionamento para avaliar o custo-benefício. Vale ressaltar que a geladeira é um eletrodoméstico essencial, já que faz a refrigeração e congelamento de alimentos.

Além disso, os modelos mais antigos costumam ter um gasto maior de energia em relação aos novos. Todos esses pontos devem ser avaliados com cautela na hora de aceitar o conserto de sua geladeira ou comprar uma nova.