Geladeira velha consome mais energia?

Geladeira velha consome mais energia? Sim! Em média, o gasto energético de refrigeradores antigos pode chegar a 197% em relação às novas. Por isso, é preciso atenção se está no momento de trocar o seu refrigerador para ter uma conta de energia mais barata.

O gasto de energia das geladeira ocorre quando o aparelho transforma a energia elétrica em resfriamento para fazer a conservação dos alimentos.

Nos aparelhos mais antigos, o motor precisar trabalhar com maior potência para garantir esse resfriamento, o que faz com que o consumo de energia seja maior.

Além disso, as geladeiras antigas costumam estar com a borracha da porta desgastada e, por isso, a vedação não é feita de forma adequada e a troca de calor com o meio exterior é mais intensa. Isso também faz com que o consumo de energia elétrica seja maior.

A classificação do Procel em relação ao consumo de energia

Geladeira velha consome mais energia?

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) é uma forma do consumidor ter informações claras acerca de produtos antes da compra.

Desde 1993, o Selo Procel é aplicado em eletrodomésticos como geladeiras, ar condicionado, microondas, lâmpadas e entre outros. Por isso, saber fazer a interpretação correta do selo favorece a economia de energia.

A classificação em relação ao consumo de energia, vai da categoria A a F, sendo o A o mais eficiente (menor gasto de energia) e F o menos eficiente (maior gasto de energia). Um eletrodoméstico enquadrado na categoria A é a garantia que o consumo de energia necessária vai ser mínima para o funcionamento do mesmo. 

Vale ressaltar também que eletrodomésticos e eletrônicos com eficiência energética também contribuem para que haja o consumo sustentável de energia.

O Selo Procel também possui outras informações de bastante relevância. Uma delas é a indicação do consumo em KWh por mês.

A partir dessa informação o consumidor pode ter uma noção de quanto a geladeira vai consumir mensalmente, levando em conta o tempo de uso estipulado no teste.

Quando é a hora de trocar de geladeira?

Geladeiras e freezers são as principais preocupações dos consumidores em relação à conta de energia elétrica. E, não é para menos, já que é comprovado que geladeira velha consome mais energia em relação a modelos que utilizam tecnologias mais modernas. Então, se você desconfia que a sua geladeira é a responsável pelo aumento da sua conta de energia, é preciso levar em consideração alguns fatores como:

  • tempo de uso do eletrodoméstico;
  • potência do motor;
  • estado geral do refrigerador (a conservação dos alimentos está adequada?).

A partir daí, você pode chamar um técnico para fazer uma avaliação geral do eletrodoméstico. Um especialista poderá dar um parecer mais preciso em relação ao estado do seu refrigerador e se o mesmo está trabalhando sobrecarregado.

Muitas vezes, comprar uma geladeira nova compensa em longo prazo, pois incide na economia na conta de energia, além de prover maior eficiência na conservação de alimentos.