O que acontece quando o termostato da geladeira não funciona? Haverá a desregulação da temperatura no interior da geladeira, podendo ficar ou muito fria (congelando) ou com resfriamento insuficiente.
O termostato é o sensor que faz o controle da temperatura das geladeiras e refrigeradores. A regulagem dele é imprescindível para que os alimentos sejam conservados corretamente.
Regular corretamente o termostato também ajuda para que o compressor não fique sobrecarregado, evitando o desperdício de energia.
Como funciona o termostato da geladeira?
O termostato possui dois recursos para seu funcionamento correto.
Um desses recursos identifica a variação térmica sofrida pelo sistema e o outro tem o objetivo de controlar essa variação e corrigir qualquer alteração detectada.
O funcionamento do termostato está diretamente relacionado ao do compressor, pois o primeiro é quem inicia ou interrompe a atividade do segundo.
O termostato também remove o calor da geladeira e faz com que haja a refrigeração.
Termostato quebrou: quais os sinais?
O termostato é responsável por ligar e desligar o compressor da geladeira. Quando atinge o máximo de frio, o termostato faz com que o compressor desligue. Se o termostato quebrar, o compressor pode não receber a mensagem que precisa ser desligado, pois o frio máximo já foi atingido. Isso faz com que o frio excessivo chegue a congelar os alimentos, mesmo que não estejam no congelador.
A quebra do termostato também pode causar o excesso de gelo no evaporador, entupindo as saídas de água.
Outro caso é o compressor nunca ligar e a geladeira não resfriar, o que também estraga os alimentos por falta de refrigeração.
Quando é preciso trocar o termostato da geladeira?
O termostato deve ser trocado se você for identificado problema no mesmo. É possível identificar isso quando:
- A geladeira para de esfriar ou começa a aparecer gelo por todo o refrigerador;
- Se for medido o termostato com um aparelho apropriado e o mesmo der uma leitura errada;
- Se um circuito aberto for detectado ao medir a continuidade entre os terminais de saída do refrigerador;
- Quando o botão de mudança de temperatura está muito duro e você acha que está quebrado por dentro, girando em várias direções.
Fazendo o teste no termostato
Quando um especialista faz o teste do termostato com um testador ou multímetro, ele segue os seguintes passos:
Passo 1: Desligamento o termostato;
Passo 2: Mudança do botão para a configuração mais fria;
Passo 3: Colocar o testador ou no ohmímetro (aparelho que determina a resistência de um circuito elétrico) na opção de teste de continuidade;
Passo 4: Medir com os fios de teste nos terminais do termostato. O aparelho de teste deve marcar continuidade. Isto é, marcar zero no indicador. Caso contrário será necessário substituir o termostato;
Passo 5: Executar novamente as etapas acima com o botão do termostato no nível mais baixo. O testador deve marcar o “infinito” na leitura. Se não houver essa marcação será preciso substituir o termostato.
Sabendo o que acontece quando o termostato da geladeira não funciona, vale ressaltar que é sempre imprescindível que um técnico avalie o seu refrigerador e dê o parecer do que está com problema. Se for mesmo o termostato, será indicada a substituição.