Pode colocar comida quente na geladeira?

Pode colocar comida quente na geladeira? Não é recomendado, pois contribui para o aumento do consumo de energia e também pode danificar a geladeira.

A elevação do consumo de energia ocorre, pois o compressor passa a trabalhar com maior potência para deixar a temperatura homogênea, o que faz com que o consumo  elétrico seja maior. Se essa prática for constante, há riscos de danos no motor e compressor e no funcionamento da geladeira.

Pode colocar comida quente na geladeira?

Outro problema que pode ocorrer é que se o alimento colocado quente na geladeira tiver uma grande quantidade de água, como molho ou caldo, pode provocar uma formação excessiva de gelo ocasionada pela evaporação da água do recipiente em que está o alimento.

Isso vai fazer com que o rendimento do refrigerador seja prejudicado, além de também reduzir a refrigeração dos outros alimentos. Para que a geladeira volte a ter a sua potência restaurada, será preciso fazer o descongelamento da mesma.

Uma panela quente também vai alterar as correntes de ar dentro da geladeira, já que, o fluido mais quente e menos denso sobre, enquanto que o mais frio desde. Esse é um fenômeno chamado de convecção natural e que também pode prejudicar o desempenho do refrigerador.

Dicas para manter o bom funcionamento da geladeira

Agora que você já sabe que não pode colocar comida quente na geladeira, confira outras dicas para que seu refrigerador mantenha os alimentos e bebidas conservados e dure mais:

Limpe sempre que houver necessidade

Mesmo se a sua geladeira for frost-free e não precisar descongelar, a limpeza periódica do refrigerador é fundamental, pois evita odores de sujeiras causadas por resquícios de alimentos, legumes, verduras e frutas. A limpeza deve ser feita com um pano úmido e sabão neutro.

Não utilize produtos corrosivos ou pontiagudos para limpar sua geladeira.

Deixa espaço para o refrigerador “respirar”

O motor da geladeira esquenta para manter os alimentos refrigerados. Por este motivo, não é recomendado deixar as geladeiras em ambientes apertados e sem ventilação, pois pode causar um superaquecimento fazendo com que haja até mesmo a queima do motor.

Deixe a geladeira em um local com as laterais livres e também a uma distância segura do fogão, que também pode contribuir para o aquecimento.

Higienize os alimentos antes de colocar na geladeira

Antes de colocar os alimentos na geladeira, higienize-os para evitar carregar microrganismos da rua para seu refrigerador, o que pode até mesmo causar a contaminação cruzada na água e alimentos.

Mantenha a porta fechada

Cuide para não esquecer a porta da geladeira aberta, pois a entrada de ar quente no interior compromete a refrigeração e faz com que o compressor trabalhe mais.

Isso faz com que haja o consumo maior de energia e também compromete a vida útil do eletrodoméstico.

Deixe a traseira livre

Nada de colocar coisas para secar atrás da geladeira, pois compromete a troca de calor entre o refrigerador e o ambiente externo, sobrecarregando o motor e diminuindo a vida útil do eletrodoméstico.

Considerações Finais

Para um bom funcionamento da geladeira e para prolongar sua vida útil é preciso ter diversos cuidados. Entre essas precauções, estão evitar colocar panelas quentes no interior do refrigerador. Por isso, sempre espere o alimento esfriar para guardá-lo.