Quanto custa para colocar gás na geladeira?

Quanto custa para colocar gás na geladeira? O valor para fazer a troca do gás da geladeira é de em média R $500,00. A depender dos reparos necessários para que não haja mais vazamento, este valor pode aumentar.

O fluído refrigerante, que é mais conhecido como gás, tem nos refrigeradores a função evaporar dentro do congelador e, a partir disso, absorver o calor no interior da geladeira e dissipar esse calor no condensador, que fica na parte de trás da geladeira. 

O condensador faz com que o gás circule em estado líquido em alta pressão, passando pelo tubo capilar, que é uma borracha ou espiral que liga o condensador ao refrigerador. Esse processo, possibilita que os alimentos sejam refrigerados e conservados.

Já o evaporador, faz com que o gás em estado líquido volte ao estado gasoso. Esta etapa ocorre quando o gás recebe o calor dos alimentos e o transforma em ar frio, resfriando toda a geladeira.

Quando identificar que há vazamento de gás

Todos os modelos de geladeiras fazem o resfriamento a partir de um tipo de gás. Os modelos mais antigos de refrigeradores utilizam o gás freon 12. Já os mais novos usam o tetrafluoretano (HFC-134a), que é um gás considerado menos abrasivo para a camada de ozônio.

Quanto custa para colocar gás na geladeira?

O gás começa a se esvair quando há algum tipo de vazamento na tubulação da geladeira. Em geral, são furos causados por oxidação. Quando o gás começa a vazar, o condensador passa a  trabalhar sobrecarregado, o que faz com que haja aumento no consumo de energia.

Normalmente, quando o consumidor percebe que há algo errado e suspeita do vazamento é porque já vazou bastante gás. Para identificar de forma simples esse problema, você pode verificar se o condensador, que fica na parte de trás da geladeira, está esquentando. Se ele está quente é um sinal de que o gás não está fazendo. Mas, se estiver frio, você deve se preocupar.

Para consertar a falta de gás, é preciso identificar o local dos furos. Por vezes, isso não é possível quando o tubo está no interior do gabinete, que não há acesso para o reparo. Se esse for o caso, o mais indicado é comprar uma geladeira nova. Entretanto, quando é possível, o técnico fecha os furos e faz a reposição do gás.

Vale a pena consertar geladeira com vazamento de gás?

Agora que você já sabe que a partir de R $500,00 é quanto custa para colocar gás na geladeira, é preciso avaliar diversos fatores para definir se o custo-benefício de consertar uma geladeira com vazamento de gás vale a pena.

O primeiro deles é em relação ao tempo de uso do eletrodoméstico e a condição da carcaça e outras peças. Vale ressaltar a obsolência programada dos equipamentos, que faz com que eles tenham uma média de vida útil. Assim, se sua geladeira já tem mais de 7 anos, o mais indicado é que você pesquise preço de refrigeradores novos ou até mesmo semi-novos para comparar com o conserto.

Porém, se o técnico avaliar que o reparo é simples e que a geladeira pode ainda continuar a funcionar por muito tempo, o conserto pode ser uma boa opção. Não esqueça também de conversar sobre a garantia do conserto na hora de avaliar se vale a pena.