Quanto custa um motor de geladeira? 

Quanto custa um motor de geladeira?  Um motor de geladeira novo custa entre R $250,00 a R $700. O preço depende de fatos como marca, voltagem e capacidade (potência). Você pode comprar essa peça pela internet ou em lojas de assistência técnica de eletrodoméstico.

Vale a pena trocar o motor da geladeira?

Agora que você já sabe a média de quanto custa um motor de geladeira, é preciso avaliar o custo-benefício de fazer ou não o conserto.

Para calcular se vale a pena trocar o motor de uma geladeira, o ideal é pensar em relação a vida útil do aparelho.

Isso porque, os eletrodomésticos possuem uma obsolescência planejada. Assim, se a sua geladeira foi feita para durar 10 anos e parou de funcionar com 7, é provável que não compense gastar com o conserto. Em especial, se o problema for no motor, que é uma peça de alto custo e que é somada a mão de obra do técnico que vai fazer o serviço.

Mas, se você deseja investir no conserto, o ideal é que o valor não ultrapasse 30% em relação ao valor de um eletrodoméstico novo.

Outro fator a ser levado em consideração, é em relação à escolha da assistência técnica que vai fazer o reparo. Sempre opte por lugares autorizados e de confiança para fazer  o conserto de seus eletrodomésticos. A maioria das assistências técnicas dão a garantia de 3 meses após o reparo ter sido realizado.

Como funciona o motor da geladeira

O motor é o responsável por fazer com que o fluido refrigerante circule (gás) pelo sistema. Os sensores de temperatura sinalizam ao compressor para começar a funcionar quando a temperatura no interior da geladeira está acima da estabelecida.

Quando o motor (compressor) dar a partida, há a movimentação do fluido refrigerante que está na sua forma líquida. O gás é comprimido a partir da serpentina de metal que se localiza na traseira ou na parte de baixo do refrigerador. A serpentina permite que o calor se dissipe pelo ar e por causa da pressão, o fluido condensa ao se resfriar.

Ao se mover na serpentina, o fluido refrigerante retira o calor do interior dos compartimentos da geladeira.  Quando a temperatura está adequada, os sensores enviam sinal para que o compressor desligue.

Como sei que o motor parou de funcionar?

O primeiro sinal é quando a geladeira para de gelar, a luz continua acesa, mas o motor não faz barulho.

Contudo, antes de decretar que o motor está queimado, o técnico faz a eliminação de outros problemas que possuem a mesma característica.

O primeiro deles é o termostato, que pode ter quebrado na posição “desligado”, o que faz com que a geladeira não gela e o motor não faça barulho.

O relé, que é uma espécie de interruptor que dá partida no compressor, também deve ser verificado, pois se estiver quebrado, não há como iniciar o ciclo de resfriamento, o que também pode explicar o porquê do motor não fazer barulho.

Outra peça a ser identificada é o botão de degelo que está presente em alguns dos modelos de refrigeradores. No caso de o botão travar na posição ligada, o refrigerador passa a agir como se estivesse sempre no processo de descongelamento.

Se todos esses problemas forem descartados, a geladeira deixa de funcionar, pois o motor está danificado.