Quanto vale um motor de geladeira queimado? O valor varia entre R$ 50,00 a R$ 100,00 Reais, a depender do modelo, ano e marca.
Se a sua geladeira deu problema no motor e não há mais como consertar, você pode vender o motor em locais que compram sucatas, como os ferros-velhos.
Isso porque, o motor de geladeira possui materiais que interessam para quem trabalha com sucata e reciclagem, como ferro, alumínio, bronze, cobre, chumbo e inox.
Como eu sei que o motor da geladeira queimou?
A geladeira é um dos principais eletrodomésticos de nossa cozinha. Ela funciona 24 horas e permite com que nossos alimentos e bebidas fiquem conservados, o que faz com que aumente a duração deles. Assim, quando a geladeira dá problema é um verdadeiro transtorno.
Se o seu refrigerador parou de gelar e o motor não está mais fazendo seu barulho característico, inicia-se a suspeita de que o problema possa estar no motor.
O técnico vai fazer uma verificação de outros componentes, como o termostato, borracha da porta, relé e botão de degelo. Se o problema não estiver nestes componentes, é porque o motor está queimado.
Nesses casos, o conserto é tido como complexo, já que será preciso trocar o motor, que é a peça chave para o funcionamento da geladeira. Na grande maioria das vezes, vale mais a pena comprar uma geladeira nova.
Como fazer para vender um motor de geladeira queimado?
Agora que você já sabe quanto vale um motor de geladeira queimado, procure sucatas ou ferros-velhos que comprem esse tipo de material.
Você também pode considerar fazer uma doação para uma cooperativa de trabalhadores que trabalham com reciclagem. Há locais que você pode agendar para que busquem o material em sua casa. É importante que, de forma alguma, você faça o descarte da geladeira de forma errada.
Por que é importante descartar a geladeira de forma adequada?
Além do motor, você pode também se desfazer de toda a estrutura da geladeira. Não é raro vermos geladeiras e outros eletrodomésticos jogados em lixões, terrenos baldios e até mesmo em rios e canais. Contudo, é importante que haja o descarte corretamente para que o meio ambiente não seja impactado.
As geladeiras funcionam a partir do gás refrigerante e podem liberar gases perigosos para a camada de ozônio, além de contaminar a água e o solo. Quando a reciclagem é feita, os gases perigosos são extraídos do compressor do refrigerador e são tratados em um processo térmico que transforma o gás em solução ácida. Esta solução pode ser reaproveitada na indústria química.
Os plásticos, ferros, alumínios e demais componentes são aproveitados para a reciclagem e, o que sobra do eletrodoméstico, é triturado.